Espada e Fantasia

Eu ia colocar uma pagina simples sobre o tema, mas como tem muita coisa, eu vou colocar aqui, e vou botar, como sempre, não uma resenha, como já falei, isso tem aos montes por ai, só vou botar algumas partes, ou algumas curiosidades, ou partes pares que acho boas.
Vou colocar alguns livros de espada e fantasia, mas NÃO VOU COLOCAR livros comuns, embora sejam livros ótimos claro, mas todos conhecem, e não é o intuito aqui. O gênero espada e fantasia é muito amplo, e não se resume só a Senhor dos Anéis ou Guerra dos Tronos, ou até mesmo Conan.
Aqui vocês notaram que quando eu citar algum livro, eu falarei mais do autor, acho mais fácil gravar os titulos dos livros pelo autor do que pelo título propriamente dito, e até a busca em livrarias fica mais fácil se vc procurar pelo autor, claro que muitos, como já falei, é muito melhor achar em cebos, é muito dificil achar eles novos, um exemplo é A Cidade da Neblina de Michael Moorcock de 1965, é um livro que não teve mais republicações, e é ótimo, mas achar é como digo do Conan, é quase um ato de fé, porque é complicado, o garimpo não é fácil.
Mas vamos ao que importa, chega de papo, espero que gostem e procurem achar, se você gosta do gênero e quer ler algo diferente do que esta por ai, fica a dica de ótimos livros que fizeram  a cabeça de gente como George R R Martin ou até do próprio Tolkien.





Robert E. Howard




 E para quem acha que  só existe o Conan, na obra de Howard, está muito enganado, ele é o criador de um dos heróis puritanos mais bacanas e enigmáticos da literatura de fantasia, Solomon Kane. E pra quem não sabe, este herói foi o primeiro de aventura criado por Howard, em agosto de 1928 na antiga revista Weird Tales (https://pt.wikipedia.org/wiki/Weird_Tales). Ele foi o criador das histórias de espada e feitiçaria, e outros se inspiraram nele. Mas não foi só exstes que el criou, também é dele Sonja, Kull O conquistador, e muitos outros, e quase todos já viraram filme.
O livro que vou falar é Solomon Kane: A saga completa, publicado já faz algum tempo, e que compila todos os 09 contos escritos pelo autor, e mais algumas coisas, obra indispensável para quem quer conhecer o herói.

Vale cada pila gosto, procurem, que vale a pena


Um filme foi feito sobre ele, mas deturpou bastante o herói, mas vale pelo conhecimento só, mas nada de se levar em conta. Não é ruim, mas tem algum mérito, mas não para conhecer o herói.





Michael Moorcock




Eu não poderia começar com outro se não com ele, o pai do Multiverso, é isso mesmo amigo, o cara foi o primeiro a falar na palavra Multiverso. Este cara de longe é um dos que eu mais gosto, alias, este senhor né, porque ele nasceu em 1939 (Michael_Moorcock).
É impossível falar do gênero sem mencionar ele, muitos autores como o Martin ou outros até, se inspiraram nele. Pena que seus livros e HQS não tenham feito muito sucesso por aqui, alguns foram publicados na terrinha, mas são raros hoje de achar.
Querem saber porque os seus livros e hqs dele não são republicados ou muitos até publicados mesmo? Simples, o cara é um Anti Tolking assumido,  ele foge muito dos padrõs normais que temos sobre narrativas, por exemplo, elfos, e anões e fadas e doendes, ele não pensa duas vezes em matar uma mulher ou uma criança, e ai as editoras acabam achando que são as bastias da moralidade dos leitores, resumindo, acabam não publicando nada ou muito poucio dele.
O último e inacabado que saiu aqui foi de um de seus mais famosos personagens Elric de Melniboné. Pena, porque em 2015 estava programado a continuação desta série mais do que obrigatória para quem quer conhecer este maravilhoso anti heroi, que muitas vezes leva seus aliados para o túmulo com ele, não a muito o que comentar sem soltar spoilers, mas fico aqui com uma descrição do cite  (elric-de-melnibone-livro-1-traicao-ao.html) que fala de forma muito clara o que estou tentando dizer. Um resumo:



"Elric é o herdeiro do Trono de Rubi, mas ele e seu povo estão em decadência. Fraco fisicamente e dependente de drogas, Elric tem o amor de Cymoril e do amigo Dyvim Tvar, mas seu primo Yyrkoon deseja o trono e se aproveita de um ataque à cidade de Imrryr na Ilha do Dragão para traí-lo e ocupar o trono. Quando o plano falha, foge para reorganizar um novo ataque, levando junto a sua irmã e amada de Elric, Cymoril. Assim o último Imperador Feiticeiro de Melniboné decide ir ao seu encalço, percebendo que ambos estão sendo controlados por forças superiores."


O livro em questão é:

  Capa dura e uma arte mais do que linda. este volume ainda se encontra com facilidade por ai, corre pra buscar, mas infelizmente ainda não se tem uma continuação (tradução) por aqui.

Outras HQS foram publicadas aqui no Brasil, como vemos aqui (http://www.guiadosquadrinhos.com/titulos/elric)

Outros livros também que infelizmente só em cebos mesmo, mas vale muito a busca para entender o personagem Elric. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Moorcock)

Ou importando mesmo, ai a coisa muda de figura.

Em resumo, procure sair um pouco desta mesmice de espada e fantasia que entra na nossa cabeça e na TV, não estou dizendo que estes autores que estão a toda hora na tv e nas prateleiras são ruins, não é isso, mas a o iceberg é muito maior na parte de baixo do que na parte de cima. As pessoas não são acostumadas a pesquisar nada, preguiça eu acho. É mais fácil pegar na prateleira do que pesquisar. Busquem livros diferentes, livros novos, não existe só o grande herói que salva a moça e monta no cavalo branco, com sua grande estada e seu elmo de ouro, o mundo é maior se visto de uma forma diferente. Vão atraz e verão.

Aqui temos Elric erguendo a famosa Espada Stormbringer. Temos um herói viciado em remédios, um herói fraco e introspectivo que é escravo de sua espada. Ele vai na contramão dos heróis como Conan, aqui elçe não precisa conquistar, ele já é rei e é fraco, e precisa de poções para continuar vivo.


"Esta espada aqui a meu lado...
Não pára de me chamar mestre, porém sinto-me seu escravo
"



Nenhum comentário:

Postar um comentário