sábado, 13 de agosto de 2016

Batman vs Superman - a origem da justiça - a 1ª vez assistindo

Como disse em um post antigo, não fui ao cinema ver o filme, não li nada sobre o filme e o que vou mostrar aqui é uma visão de um fã de DC das antigas (formatinho) e um fã de Batman. Algumas fotos eu vi sobre o filme, como o Morcego Humano, e me chamou a atenção a maquiagem e os efeitos, mas isso não vem ao caso aqui.
O que vou falar são minhas impreções sobre o filme, se foi bom, ou se foi ruim, mas uma coisa eu já vou falar aqui, A PARTE DOS CORTES NÃO FOI CULPA DO DIRETOR, FOI CULPA DA WARNER,  como noticiado estes dias. Procurem e vão achar. O mesmo caso foi feito com o 300 de Esparta, a produtora achou melhor cortar e deu no que deu, todo mundo achou o diretor uma bosta, depois se descobriu que a culpa nem tinha sido do diretor, e sim deles, os DM, é isso mesmo, é uma sigla, descubram o que significa.
Vou falar sobre coisas escondidas, partes engraçadas, a história em si, alguns personagens. Só quero lembrar que eu ví foi a versão estendida, e não a do cinema. 






Para começo de coversa o filme é sim muito bom, tem um tom muito diferente do que a Marvel vem usando, não é um filme alegrinho, eles usaram uma identidade própria, ousaram em fazer algo diferente, só que me desculpem,  mas estão usando o modelo da Marvel "a não, porque o mercado exige um filme mais alegre e com piadas e muitas cores, e a Marvel faz assim, porque a Marvel faz assado", cara na boa FODA-SE A MARVEL, FODA-SE O MODELO DA MARVEL, FODA-SE O MODELO ALEGREINHO DA MARVEL. Só fico com a explicação de Affleck sobre o tom de filmes, resume tudo, em poucas palavras ele disse tudoque eu queria dizer, pena que os grandes entendidos em cinema não souberam enxergar né? Os personágens são diferentes, é isso que eles não conseguem notar. São heróis diferentes (http://www.adorocinema.com)

 "Por causa da sua natureza, nossos filmes não podem ser tão engraçados, acelerados ou simplistas quanto os filmes da Marvel", avaliou o ator.


Muito se falou sobre a identidade de uma e de outra, mas eu não entendo, todos falam em identidade própria, mas aquando a DC ousa em fazer a sua identidade própria o povão não gosta? "a não, esta identidade eu não quero" ou "filme de merda, não me identifiquei em nada com ele", ninguém pediu para ninguém se identificar, acontece que ninguém quer admitir , mas todos gostam de Batman e Super homem, mas ninguém admite, não existe quem não goste deles, mas ai até admitir é outra coisa, então meu amigo ou minha amiga, se você não gostou do filme, não gaste o seu suado dinheirinho indo ver os filmes ruins da DC, continue vendo Marvel, não perca seu tempo, é isso ai, Dc é ruim mesmo, deixa pra quem gosta, mas parem de Marvetizar a DC, são empresas diferentes e com idéias diferentes, lembrem-se do passado, não fomos nós que copiamos vocês, foram vocês que nos copiaram, afinal " na natureza nada se cria, tudo se copia" né?
Mas chega de falar de piadas passadas e vamos tratar do lado sombrio da força.

Não vou me basear em nem uma resenha, tudo que vou falar é unica e exclusivamente idéias e opiniões minhas. Alguns links eu vou colocar para exemplificar o que estou falando, ou para engrandescer,  mas nada além disso.

Eu não poderia deixar de começar com esta que, para mim é uma referência mais do que clara, Wally, sim, o cara que o Bruce no meio do terremoto ajuda, o nome do cara é até mensionado por ele, pra mim, é uma referência ao Wally West. Mas fora esta cena inicial que pra mim foi mais do que foda, vamos falar da trama em sí.
A justificativa para a perseguição desenfreada de Batman contra o Super é mais do que justa, quem não iria perseguir alguém que toca uma bomba na sua casa, ou maltrata alguém da sua família, ou alguém que é conhecido seu, se você tiver uma oportunidade de se vingar de quem fez mal a alguém que você conhece é claro que haverá uma vingança, imaginem agora se do meio do nada vem alguém com poderes divinos, vindo da puta que pariu, salva o mundo mas para isso destroi uma cidade inteira, e como disse Bruce para o Alfred "foi ele que trouxe a destruição para nós", para mim se a explicação seguinte de Bruce não for suficiente, olha meu amigo, ou amiga, não sei o que é mais justificável. E ainda mais se você tiver a oportunidade de descobrir se este ser divino que tem poderes ilimitados é ou não bom. Ou seja, existiu sim uma justificativa, e muito justificável pro meu entender, isso que ví o filme 4 vêzes, e em todas elas, cheguei a mesma conclusão. Claro que esta bem diferente da HQ, mas o que importa isso, os filmes do Nolan não eram nem perto de serem parecidos com as HQS e ninguém falou nada, muito pelo contrário, quando o Coringa de Leadger apareceu pela primeira vêz todo mundo achou ruim. E ninguém mencionou até agora, por exemplo que o Batman do Nolan era uma negação como química, já falei sobre isto em outro post. Mas o Batman das HQS é perito em química. Em resumo de história, estou falando do sentimento de impotência do homem contra um ser super poderoso, alguém que é quase um Deus, e se tem alguém que se dispoe a talvez dar a sua vida para salvar, ou tentar salvar a humanidade, este alguém vai fazer, e foi o que aconteceu no filme, e em muitas cenas, principalmente da luta entre os dois, é visto claramente que quando o gáz de criptonita acabava o Batman ficava preocupado, e chegava a apanhar feio, tanto é que no final, ele tratou de desferir o último golpe logo, antes que o gás terminasse seu efeito.

Outro ponto a mencionar foi a entra da Batcaverna, que entrada foda, puta merda.Quando aquelas águas se abriram, e saiu uma ponte, ou rampa, ou buraco pra dentro, puta merda, porque ninguém pensou nisso??? Que coisa mais original, que idéia, parabéns. E que por falar nisso que Batcaverna mais linda né? Puta merda, funcional, moderna, com um ar de novo com antigo,na verdade vimos mais pelas foto do que au vivo mesmo, mas eu achei lindo.

Morte em Família (DC Especial nº 1), a poucos dias saiu a confirmação. Descanse em paz Jason Todd, ou não né, vai saber. 


Gostei do Batcomputador, esse ficou lindo. E um Alfred muito mais funcional, fechou todas, e com umas pitadas de humor inglês, pena nem todos terem entendido.


Batmóvel foda, eu não gostei, mas que esta bonito, isto está.


 Os equipamentos eu achei foda.

Olha isso, isto sim é um computador

Muito funcional

Tudo muito bonito

Mas claro que teve muitas coisa que não se explicaram, como por exemplo, porque a Mansão estava abandonada, quando isso acontesceu? Porque? Enfim, mas nem por isso o filme deixou de ser grande, e ninguém falou mal, muito pelo contrário, que cena linda aquela da entrada da Batcaverna, do carro entrando, me lembrou os filmes do Nolan, se foi tirado dali a iéia, meu amigo, ou minha amiga meus parabéns.


 Abandonada e bem abandonada né, tomara que seja explicado posteriormente. Mas que ficou bonito ficou.

Outro ponto foi a Mulher Maravilha, eu li muitas pessoas falarem que a entrada dela no filme foi muito simples, queriam o que, seus merdas, uma entrada triunfal, com cavalos brancos com lindos adornos na cabeça, ou quem sabe ela entrando com grande pompa, com holofotes e um lindo tapete vermelho com plumas da Estônia? Por favor, me fassam um grande favor e vão dar o cú no mato, como ela iria entrar com pompas se ela estava a muitos e muitos anos escondida da sociedade, ai, assim do mais, ela iria dizer "sim, sou a MM, e vim salvar a terra do terrível Lex Luthor", acho que não né. Foi uma entrada simples, mas quando ela entrou em ação, ai  sim, todos gostaram né? Eu acho que o povo não quer admitir mas os filmes da DC estão sim, se tornando algo muito melhor que os da Marvel, gora mesmo, eu li que o filme do Esquadrão Sícida  bateu Guerra Civil (esquadrao-suicida-bate-novo-recorde). Então meu amigo grande crítico de cinema e  entendido em assuntos do morcego, acho que você é um merda, que não entende nada de cinema, acho que você não quer admitir que não entendeu o filme, e digo mais, este filme, me desculpem, mas não era pra crianças, querem uma história simples de dominação, pois bém, Ultron este por aqui.

Mas mudando de saco pra mala, uma referência que eu achei muito boa foi de Injustice (/injustice/), meu amigo, se aquilo não foi uma referência, não sei mais o que é, " você destruiu meu mundo, agora eu vou destruir o seu", algum dos "pseudo críticos" lembra desta frase? Não? Que pena, Ultron esta interferindo em suas comunicações, algo do tipo cérebro e boca? Ou talvêz seja algo a ver com a Tecnologia Stark, não? então é burrice mesmo.


Que cena emocionante

Filosofia Injustece na área
Sobre os meta humanos, eu achei ótimo, claro que alguns erros foram vistos, por exemplo o Aqua "fucking" man, de boca cheia, ou o Flash sem desarrumar o cabelo, mas meu amigo, minha amiga, foi lindo, a introdução deles foi ótima, claro que a questão do Lex ter este conhecimento ou até dele saber a identidade do Batman, não ficou muito bém explicada mas tudo bém, vamos esperar os próximos filmes pra ter uma idéia melhor e tirar as conclusões. Mas já falar que esta ruim, ai não, vamos esperar pra ver;
E sobre o caixão do Super, no final, lindo, principalmente a terra se movendo? Ótimo. E muito boa também a explicação de porque dois caixões, eu achei perfeita, inclusive, o caixão que estava na casa da mãe, era muito simples, ou seja manteram a integridade do herói, agora, como vão fazer para trazer o cara de volta, e principalmente, como vão explicar a volta de Clark Kent, boa pergunta, só no filme da liga pra gente descobrir.
O filme teve vários erros, claro que teve, mas lembrando que os cortes, não foi culpa do diretor, muito pelo contrário, foi culpa da Warner, (batman-vs-superman-fas-pedem-desculpa-a-zack-snyder) (batman-vs-superman-versao-estendida-faz-fas-pedirem-desculpas-a-zack-snyder-por-criticas), uma versão do filme foi mandada exibida aos donos da VARNER, e os velhos que nunca leram nada de Batman ou Liga, viram que o filme tinha mais de 2 horas e mandaram cortar o que acharam necessário, o que acontesceu? Todos caíram em cima do Snyder, quem era o diretor? Quem manda cortar o filme????? Pois é né.
Mas só uma coisa, os "pseudo críticos" não sabiam disso, não sabia que um filme de mais de 2 horas, é perda de dinheiro, isso equivale a 6 salas de cinema a menos para exibir, não sabiam os "pseudo críticos"? Mas como, isto é o básico do cinema, e vocês não sabem????????????? Mas como?????????????????????????????
E ainda me disseram que o Batman não mata, mas como não mata seus merdas, ta faltando leitura pra estes nerds de final se semana, mas eu vou relembrar, e duvido que alguém tenha lido alguma destas revistas, e se leram, acho que não lembram. (http://www.adorocinema.com)


 Este ai matou meio mundo e ninguém falou nada né?

Só vou botar o número da hq e da página, quem quizer procurar que procure. Mas não venham mais falar besteira. Vamos ler mais.

  1. A Piada Mortal: Embora não fique claro se ele matou o coringa ou não, vai mais de interpretação de cada um, para mim matou. Última página
  2. Batman Colheita Maldita (parte 2 de 2) 2002: página 38 e seguintes. Quando ele crava uma lança em forma de cruz no olho do demônio.
  3. Batman O Messias (parte 2 de 4) 1989: Quando ele entra no culto matando todo mundo com uma metralhadora. Alucinação ou não, matou.
  4. Falando um pouco das edições gringas. Em Batman #425, ele empilha alguns carros em cima de um traficante de drogas. Entretanto, um exemplo ainda mais cruel vem de Detective Comics #613, quando ele joga dois mafiosos dentro de um compactador de lixo. 
  5. Durante as primeiras revistas, ele matava e bastante, inclusive alguns vilões chegavam a ressucitar. Até o avião que ele tinha antes, tinha uma metralhadora na ponta.
  6. Crise Final: No final da história, quando ele atira em Darkseid.







 Mas ficou lindo esse bixo em?
Acho que isso esta bom, de resto procurem.
 
Em resumo, foi um filme ousado sim, com defeitos como todos os outros, mas um filme que poucos entenderam, e claro que não era um filme pra 2 horas somente, quem foi ao cinema, já deveria saber disso, ou se não sabia é um desenformado, porque para ter esta quantidade de personagens e fazer tudo em só 2 horas?, acho que não né. Se teve um culpado pelos cortes e sim teve, nós sabemos, foram os donos da empresa, que nunca leram uma hq do Batman e de nada. Vocês acham que eles estam interessados em saber se vão cortar algo ou não, acordem, são 6 salas a menos, agora multipliquem isso pelo mundo todo.
Foi um filme em que a DC estava entrando no mercado, ainda se tinha aquela mentalidade a lá Nolan de ser, os filmes dele foram bons? Claro que sim, mas passou, outro filme, outros tempos. Eu por exemplo, não gostei do coringa de agora, não gosto do jeito de cafetão que botaram nele a lá novos 52, mas fazer o que, é  a visão do cinema, e não só da DC.


 Quase chorei nesta cena, que baita referência

O filme como um todo tem uma boa história, a entrada da santíssima trindade esta ótima, acho que todos entraram quando tinham que entrar, com pompas ou sem pompas. Voltando as referências, lembrei de uma, teve muitas referências a muitas histórias clássicas, aquela cena dele em cima do guindaste, segurando uma arma de sinalização, quem não sabe de que história estou falando lamento, ai si, realmente ta faltando leitura, cena clássica. Vamos a algumas referências que eu achei.


Um civil olhando atônito a destruição. Um sentimento de impotência frente ao desconhecido

  1. Berry Alan, achei ótima, pra mim é. (já falei antes)
  2. A morte dos país de Bruce, a cena do colar enrroscando na arma foi retirado da HQ Cavaleiros das Trevas do Frank Miller (encadernado da Editora Abril 1989)
  3. O filme que estava passando no cartaz do cinema A Marca do Zorro, quem sabe das história do morcego sabe que ele estava saindo do cinema e estava passando este filme, e também esta na  HQ do Cavaleiro das Trevas de Miller.
  4. Logo no começo do filme a visão que Bruce tem da destrição de Metrópolis é avisão de um civil, mostrando que batman é acima de tudo um homem normal, uma pessoa comum tentando fazer a diferênça, só ai já explica muita coisa do que viria a seguir.
  5.  O principal capanga de Lex Luthor se chama Anatoli Knyazev. Nos quadrinhos, o nome nos remete ao vilão KGBesta.
  6. O Mocego Humano - estava lindo.
  7. O comentário de Alfred sobre o vinho e a outra geração de Waynes. Referência ao Cavaleiro das Trevas de Miller
  8. A roupa de Robin escrita pelo Coringa, alguns dias atraz, apareceu que realmente foi o Coringa que o matou e os dentes do Coringa foi culpa do Batman que bateu nele depois da morte do Robin.
  9. As cenas em que o Superhomem larga o Batman por um tempo e segue sua cruzada para salvar as pessoas de desastres. Referência a HQ Superman: Paz na Terra.
  10.  O simbolo ômega de Darkseid.
  11. Como já falei, a cena do sonho de Bruce, quando o Superman fala "você destruiu meu mundo, agora vou destruir o seu", jogo Injustice que tem também uma hq muito foda.
  12. A cena do Flash, quando ele aparece e desaparece no sonho de Bruce, referência ao Crise nas Infinitas Terras.
  13. Os golpes que Batman usa em umas das cenas é retirado dos jogos foda do Batman, inclusive as cenas que ele pega os capangas do Lex dentro da Lexcorp de cima para baixo, achei muito perfeita.

 Golpes retirados dos jogos do Batman

 Sentimento de perda e desespero pelos amigos e parentes que estão em perigo

Tem muitas e muitas referências claro, mas botei alguimas só para exemplificar. Mas se a gente notar, muitas delas são retiradas dos Cavaleiro das Trevas do Miller, ou de Paz na Terra. Foi o que falei, pra quem é fã de DC, este filme é um prato cheio, como falei, este filme é pra quem conhece a história do seu personagem. Não é pra quem se diz nerd e vai ao cinema e se acha muito entendido no assunto, e acha que esta época é ótima pra quem é nerd, desculpa amigo, volta pra punheta.


 
Eu acho que quem não entendeu o filme, das duas uma, ou tava cheirado, ou não entendeu mesmo porque é burro e precisa de tudo nos mínimos detalhes. Tudo estava lá, motivos ou não.
Desculpem, mas não era pra todos, lamento. Voltem pra o que vocês entendem melhor, e não se metam na vida dos outros.



Sobre a camera lenta que muitos falaram que estava em excesso, não acho não, muito pelo contrário, acho que ficou na medida, nem tanto a deus nem tanto a terra, as cenas que tinham, para mim se fosse rodada de forma normal, acho que não ficaria tão bom. Deu um impacto em algumas partes até de drama, para mim, está muito bom, gostei.
Sobre a luta final, ficou exatamente  oque se mostra nas HQS, um Batman que não pode lutar contra super seres mas que é um estrategista, estudou a batalha, e quando surgiu uma oportunidade ele deu o tiro final, muito bom. Eu acho que esta cena e todo o conceito que envolve ela vai servir de base para o próximo filme, onde teremos um Batman mais estrategista, mais detevivesco, muito semelhante as HQS. Fechando com uma declaração de Afflek estes dias, ond ele fala que o Batman dele será mais ficado em detetive, algo tipo Sherlok, e tenho fé que no final vai ficar mais parecido com o Batman que a gente vê nas HQS. 
Por fim, um filme bom, com erros como todos os outros, com uma história que teve alguns furos sim mas nem tantos (pra quem viu a versão estendida né, quem viu no cinema foi porque quis) mas que agradou quem conhece as histórias dos personagens e principalmente entendeu que era uma história sombria, não tinha que ser de outra forma, o Super teve a sua parte e o Batman também, e se notar, sempre que eles se encontravam era de noite, o Batman só sai a noite, como os entendidos queriam um filme não sombrio se era a noite?????????????????









Nenhum comentário:

Postar um comentário