quinta-feira, 7 de julho de 2016

Você conhece 01, ed. 01 - A guerra de luz e trevas - a 1ª vez lendo


 "No princípio, ó filho dos sábios,
não havia nada. No fim, tampouco haverá. Entre dois extremos, tudo o que existe não passa de um sonho, um sonho de luz e trevas. A luz é nossa fonte e essência. Na verdade, nós somos a luz e a forma dada a ela. Entre o princípio e o fim, entre o nada e o nada, nós somos o sonho e o sonhador de tudo que existe."


Da Escritura da Libertação Estelar dos Menteps, Capítulo 1, Versículo 1 - 4
E assim começa a história.
 



Vou começar aqui, uma série no blog chamada de UM GIBI QUE PARECE QUE SÓ EU CONHEÇO, Será uma série de hqs que eu não tenho visto muito por ai, a não ser nos cites gringos, eu tenho preguntado e eu tenho notado que muita gente ou não conhece ou não esta interessada em lêr, então decidi eu escrever. Vou fazer da seguinte forma, vou dividir por números, pra ficar melhor a visualização. Ao lado de cada título da hq, vou colocar assim:

Você conhece 01, ed. 01

Onde temos o nome juntamente com o número da hq e seguindo pelo número da edição da matéria, neste caso, como é o primeiro ficaria um, semana que vem, vou postar mais outro, então ficaria Você conhece 01, ed. 02, se existir uma continuação ficaria Você conhece 1.2 por exemplo, ou seja, o primeiro número vai mudar sempre que eu colocar uma hq nova, se a mesma tiver continuações, vou postar o número que ela caiu primeiramente e seguindo da continuação que eu estou escrevendo. O segundo número sempre vai ter uma órdem crescente. Na teoria é complicado mas a prática fica mais simples.
E digo que já tenho até o número dois e o três.



Se teve uma coisa que sempre me intrigou foram as capas desta série mais do que foda. A Guerra de Luz e Trevas da antiga Editora Globo foi originalmente publicada de 1989 a 1990 com 6 encadernados, e no mesmo ano de 1990 saiu uma versão completa que é a que eu tenho. Lembro que uma das capas nunca me saiu da cabeça, hoje sei que ela é a 1ª da série de 1989. Até hoje nunca foi feita uma republicação, seria muito bom ver a parte gráfica toda refeita, as capas refeitas, sei lá, um encadernado melhor, com um bom trabalho gráfico.
Ler hqs é acima de tudo esperar, lá no ano de 1989 quando saiu, me chamou muito a atenção, porque estava na onde de filmes de guerra, como Rambo ou Externimador, Platoon, filmes assim, com bastante ação, então, prestar a atenção nas capas era fácil, mas, como disse, esperar não é facil, e eu esperei mais de 20 anos para ter a minha, e aqui está, lida e relida e guardada com muito cuidado e carinho, não espondo a luz nem a mãos sujas, coisas de gente chata mesmo. Esta história que envolve ficção científica com fantasia e mortos vivos sempre dão bons momentos de diversão, e se a arte for competente é um prato cheio. Os textos são escritos por Tom Veitch (Tom_Veitch) e a arte é de Cam Kennedy (Cam_Kennedy), achei um outro site que tem mais do trabalho do cara (http://www.comicartfans.com/comic-artists/cam_kennedy.asp).


Capas da versão de 1989

Um breve comentário sobre a obra.


A história começa com o personagem principal, já sem as pernas chegando ao monumento aos soldados mortos na guerra, mais ou menos como o início de O resgate do soldado Ryan (O_Resgate_do_Soldado_Ryan), bem ao estilo anos 80 e 90, mas acontece uma coisa específica na hq que faz com que ele fique em coma e a história se passa neste universo onde ele esta em coma. E no meio dests loucura ele acorda e se vê já com as pernas de novo e em um mundo completamente estranho, onde ele reencontra os seus antigo colegas de Vietnam e de helicóptero. Um mundo chamado Abraxas, e como a entidade fala "aqui, Lazarus Jones... no limite das TREVAS ..." E dai pra frente meu amigo (a), a coisa pega, o bixo pega, ai é uma viagem por este reino fantástico, com direito até a naves feita de pedra e madeira comandada pelos seus amigos intituladosGangue da Luz. Mas o mais estranho é como a nave se movimenta, não é um motor comum, é um motor muito estranho, um motor chamado ZIPPER, é uma criatura estranha, toda de azul, esta raça tem o nome de MENTEPS. E agora vem a parte viajante, quem recruta estes seres para movimentar a nave, é ninguém mais ninguém menos que Leonardo Da Vinci, ou seja, este lugar é como se foce um limbo, uma terra onde todos vão quando morrem ou quando estão em coma, como é o caso do protagonista, ou como é chamado DESMORTO. O planeta ou galaxia da luz como é chamada estava perdendo, a Raça das Trevas atacou o planeta com os Necromantes (exercito alado), dai o resto só lendo mesmo, isto é o início, se não, vou soltar spoilers e ai não é o intuito desta parte.
Procurem adquirir este material, é muito bom, recomendo, pra quem gosta de ficção é um prato cheio, bem ao estilo Sandman. Lembrando que eu fiz um resumo mesmo, não contei nem um quinto da história. A editora é Globo



  

Um comentário:

  1. Tenho alguns exemplares em casa. Gosto muito da história, e de fato ela é rara e mais rara ainda quem a conheça, gostei muito da postagem. Salve🙌

    ResponderExcluir